domingo, 10 de janeiro de 2010

O que são? / Criação de um banco público de criopreservação das células estaminais (Que vantagens?) ;


Portugal está quase a fazer um ano desde o debate mensal na assembleia da Republica, em que o primeiro-ministro anunciou a criação de um banco público de células estaminais!

Após esta declaração, surgiu um debate na Antena 1, no programa Antena Aberta.


"As células estaminais são células indiferenciadas que podem dar origem aos diferentes tipos de células de um organismo. Estas células têm ainda capacidade de se auto-renovar. Isto significa que uma célula estaminal ao dar origem a uma célula mais especializada (diferenciada) dá também origem a uma cópia idêntica de si mesma, e tem também capacidade de se multiplicar aumentando o número de células estaminais (expansão). Existem diferentes tipos de células estaminais.
Durante o desenvolvimento embrionário, estas células especializam-se, originando os vários tipos de células do corpo, desde as células do músculo cardíaco, células nervosas, glóbulos vermelhos ou células da pele, ou mesmo, por exemplo, as células que fazem parte do olho. Mais tarde, no indivíduo adulto, as células estaminais reparam tecidos danificados e substituem as células que vão morrendo."


O que se tentava discutir no programa Antena Aberta, na Antena 1 era a utilidade deste banco público de células estaminais, os benefícios para o país e por fim a utilidade de uma medida destas numa altura de crise económica.

Uma das convidadas em estudo dizia que a manutenção de um banco com aproximadamente 10000 amostras custaria ao país entre 1 e 2 milhões de Euros por ano.

Podemos olhar para este valor de várias formas, podemos pensar que se com este dinheiro conseguirmos salvar nem que seja uma vida de uma criança com leucemia(por exemplo), o dinheiro será bem empregue. Por outro lado, um dos convidados do debate afirmou que neste momento das colheitas feitas e preservadas, só 30% é aproveitável, já seja devido a problemas na colheita, na preservação ou das próprias células. Sendo que o tempo de vida máximo de uma colheita é de 20 anos, passado o que deixam de ser utilizáveis.



Contudo, e com uma maior investigação nos processos de criopreservação, serão aproveitadas muitas mais colheitas e o tempo de vida máximo de uma colheita poderá ultrapassar os 20 anos.



Há cientistas que acham indiscutível a importância de um banco público de células estaminais.



E pensado por nós, um investimento neste serviço poderá salvar mesmo assim muitas vidas e se Portugal investe tanto dinheiro em coisas que não são tão úteis para a saúde humana, porque não abdicar de certos gastos e investir em algo de interesse geral?!

O banco público português de células estaminais já foi criado, em junho de 2009 e já houveram cerca de 1000 doações de células estaminais do cordão umbilical!



Que nos dizem acerca deste tema? :)




6 comentários:

Guakjas disse...

Olá
Primeiro parabéns pelo projecto. Penso que este é um tema recente. Só numa sociedade moderna é que se pensa em discutir estes temas não é verdade?
Na minha opinião, apesar de considerar importante a criação desses bancos de células estaminais, pois serão muito vantajosos para muitas crianças e famílias, Portugal para já tem outras áreas na saúde com as quais se deve preocupar mais. Atenção não estou a dizer que esta área não seja importante (porque o é) mas Portugal tem uma enorme lista de espera para combater, um serviço de saúde que precisa de claras melhoras ao nível do atendimento. Populações inteiras sem um médico de família, centros de saúde a funcionar mal...O Governo terá de equacionar bem isto tudo antes de se lançar num outro projecto...

Esta é apenas a minha sincera perspectiva. Talvez a possa mudar ou equacionar outro cenário se argumentarem bem. Para já fico-me por isto

Cumprimentos

Miolo 3 disse...

Olá! Eu não sou nada da opinião do Guakjas! Acho que a criação de um banco de CE é sem dúvida vantajoso para o país; isto porque podemos afirmar que sim, que há centros de saúde a funcionarem mal e talvez o atendimento não seja o melhor... mas prefiro estar em não muito boas condições e saber que há um investimento que está a salvar vidas do que saber que estou a ser muito bem atendido e saber que há pessoas a morrerem pelo investimento contrário! Quanto às populações que não têm um médico de família, isso será, na minha opinião, caso que o Governo tem a pensar mas que podem facilmente balançar com a criação do banco!
Gostei muito do blog, continuem com o trabalho ;)
Miolo3

Anónimo disse...

Eu, por acaso também concordo com a existência de uma banco de células estaminais. Muitas doenças poderiam ser curadas e, mesmo evitadas. Claro que haverá com certeza outras prioridades, mas já que se gasta tanto dinheiro mal gasto ( veja-se o TGV), porque não apostar na ciência.

Ricardo disse...

Gostei muito do blogue e acho que este tema é muito actual... Eu concordo com o investimento neste sector, acho que é favorável à saude de todos e investir nas celulas estaminais pode curar muitas doenças, nomeadamente aquelas que se julga não ter cura! Bom trabalho!

Guakjas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Está muito bom o blog e esta postagem ta muito interessante... Nao fazia ideia que já havia um banco publico destas celulas...


Good job! ;)